Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dicas para novos escritores


Quero falar sobre a dica que me fez mudar a direção de minha estória, eu vi essa dica num vídeo do Youtube quem o fez é uma mulher bonita, simpática e detentora de uma voz agradável (embora eu não a conheça pessoalmente é isso que penso dela) vale a pena ver suas dicas, ela é a Lycia Barros, cursou letras na UFRJ, autora do romance "A Bandeja - Qual pecado te seduz" de 2010, entre outros... (eu não li nenhum livro dela ainda) Vale a pena ver seus videos, CLIQUE AQUI para entrar em seu canal, mostra-se disponivel a responder as perguntas de novos escritores, bacana não? Como explicado no meu post anterior, vou pegar uma frase e discorrer sobre ela, vale dizer que estes são pensamentos meus mesclados com tudo que achei interessante, mas não fique preso a isso, cada macaco no seu galho, use o que li convém e boa.

“Faça os personagens tão interessantes, a ponto de sobreviverem após a leitura” *Roque Neto
( Graduado em Filosofia, pós-graduado em Psicopedagogia e Gestão Escolar, mestrado em Educação. Mora nos Estados Unidos, onde cursa Psicologia e segue com seu doutorado em Liderança Educacional em Saint Mary’s College of California.)

Quando você for escrever uma estória, use de todas as ferramentas possíveis em prol de seus personagens, suas experiências pessoais, as experiências de amigos, atitudes que você gostaria de ter mais que tem vergonha ou acha maluquice demais, preste bastante atenção nas pessoas a sua volta, traga o máximo de cores aos seus personagens.



Quando tiver um sonho interessante, eu diria pra você acordar e escrevê-lo (caso consiga lembrar, sei que é complicado) enfim, sem limites! Lembre da dica do Roque Neto, quem sabe quando uma pessoa estiver numa determinada situação, ela não se pegue lembrando de seu personagem... meses, talvez até anos depois de ter lido seu romance, soa bacana isso não?




Uma das coisas que tornam personagens imortais, são as frases de impacto, algo que o personagem disse que fica guardado nos porões de nossas mentes, que sem nossa permissão, acaba saltando ao nosso consciente vez e outra, provocando reações diversas, tais frases tem vida própria, são nomades em nossas cabeças.

Vou falar um pouco sobre o que chamo de “memória coletiva” são coisas que bem dizer todos conhecemos aqui no Brasil (Poderia citar exemplos mais mundiais também), acho difícil que por aqui alguém desconheça: Pagode e Futebol...  a pessoa pode não gostar, mas ela conhece! Comentar as coisas da “memória coletiva” com seus personagens, é como dar um tranco no carro da criatividade quando ele morre na pista das páginas, mesmo que você não use o que escrever depois, isso faz você andar entende? existem milhares de coisas a se falar neste sentido e não fica chato.... porque vai a partir da ótica de seu personagem, portanto coloque as cores certas (aquelas que li convém) e bola pra frente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...